USP exibe vídeos de Prem Rawat

O website da USP exibe vídeos de Prem Rawat, dentro do seu programa USP 60+. Criada em 1934, a Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública, mantida pelo estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O talento e dedicação dos docentes, alunos e funcionários são reconhecidos por diferentes rankings mundiais.

Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI).

Em 1994, por iniciativa da professora Eclea Bosi, teve início na USP o programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI). Com o passar dos anos, a iniciativa, que no primeiro momento era pioneira na USP, passou a se disseminar, com o surgimento de Universidades Abertas em várias outras universidades. Assim, o programa adotou a denominação mais específica USP Aberta à Terceira Idade.

USP 60+

No entanto, em 2019, começaram a surgir questionamentos sobre a melhor forma de se referir a esse público acima dos 60 anos de forma mais inclusiva e objetiva, sem juízo de valor, preconceitos ou cargas negativas. Tendo em vista que esse público vem crescendo muito, ele representa cada vez mais uma população heterogênea, com grandes diferenças entre os indivíduos que a compõem. Dessa forma, a partir de 2020 o programa passa a se chamar USP 60+.

As atividades são gratuitas e a maioria delas não requer pré-requisito. A divulgação das atividades é feita através do site do Programa, da “fanpage” do Facebook e do material impresso contendo a programação do período.

Acompanhando a tendência do uso de novas mídias para alcançar o público-alvo do Programa, iniciamos o uso intenso das redes sociais como Facebook e Instagram.

USP exibe videos de Prem Rawat

USP exibe videos de Prem Rawat

A Mensagem de Prem Rawat

O Facebook da UATI está com 3921 seguidores e o Instagram está com 1158 seguidores e tem aumentado sua relevância na Internet. São feitas postagens diárias de assuntos de interesse dos alunos da UATI, divulgação de eventos do Programa e de outras entidades que promovem atividades relacionadas com o tema. Entre eles a reprodução periódica da mensagem de Prem Rawat.

Com o intuito de aumentar e diversificar a oferta de atividades oferecidas pelo Programa, a Universidade Aberta à Terceira Idade firmou parcerias com a Unibes Cultural e com Centro Internacional de Longevidade – ILC.

A importância das UATI, e dentre elas a USP 60+, está evidenciada em diversas pesquisas realizadas ao longo dos anos que demostram o seu impacto positivo em diversos aspectos ligados ao envelhecimento, como: melhoria da qualidade de vida; maior participação da vida em comunidade; maior convivência na universidade com outras faixas etárias; combate aos estereótipos e preconceitos da idade; promoção de autoestima; resgate da cidadania; incentivo à autonomia, independência; autoexpressão; reinserção social; e promoção do envelhecimento saudável. É de vital importância que essas pessoas tenham acesso a mensagens positivas de paz, solidariedade e empatia.

Veja também